top of page

EEG - Eletroencefalograma

ELETROENCEFALOGRAMA.jpg

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

O objetivo desse exame é obter registro da atividade elétrica cerebral para o diagnóstico de eventuais anormalidades dessa atividade.

​Quando está indicado?

  • ​Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.

  • Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.

  • Pacientes com alteração da consciência.

  • Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas. 

 

Como é feito o exame?

O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora que, além de fixá-los, permite a aquisição adequada dos sinais elétricos que constituem a atividade elétrica cerebral.

 

Inicialmente é feito um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado). Se possível, essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. O registro em todos esses estados aumenta a sensibilidade do método na detecção de diversas anormalidades.

Após a aquisição do traçado eletroencefalográfico, o registro é revisto pelo médico neurofisiologista clínico (eletroencefalografista), com especial atenção para eventos apresentados pelo paciente durante o exame.

 

Importante lembrar que não há contraindicações absolutas para sua realização, mas sugere-se adiar a sua realização caso o paciente possua seborreia excessiva, infecção de pele no couro cabeludo e pediculose.

Outro fato importante de ser mencionado é que o EEG fornece uma avaliação que, geralmente, tem a duração mínima de 20 minutos. Portanto, algumas alterações ocasionais apresentadas pelo paciente podem não ser detectadas nesse exame. É o caso de pacientes que, mesmo portadores de epilepsia, podem apresentar o exame sem anormalidades.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page