Polissonografia domiciliar
Trata-se de um exame voltado para o estudo do sono dos pacientes. Por meio dele, podemos obter o registro de algumas variáveis fisiológicas durante o sono, no conforto da residência do paciente.
Na polissonografia domiciliar podemos avaliar praticamente os mesmos parâmetros de um laboratório do sono, porém, sem a presença do técnico responsável pelo procedimento durante o registro e sem o inconveniente de o paciente precisar dormir fora de casa e com alguém o observando.
Entre as principais vantagens ao paciente estão o conforto e a praticidade do exame – não há deslocamento para realiza-lo e os dados são coletados em um ambiente familiar, permitindo avaliar como é o sono real do paciente, em sua própria cama.
A polissonografia domiciliar é indicada para: avaliação de apneia do sono, insônia e sonolência excessiva. Já quadros de parassonias (sonambulismo, terror noturno, transtorno comportamental de sono REM) devem ser avaliados em um laboratório de sono, pois para o diagnóstico dessas desordens é necessário a gravação de um vídeo durante o sono.
O exame não apresenta quaisquer complicações e é extremamente fácil de ser realizado. No entanto, em casos em que o paciente esteja com quadros gripais ou rinite, febre ou qualquer condição clínica que possa interferir nos parâmetros avaliados pelo exame, pedimos que o reagende, pois os dados registrados não serão fidedignos.